Fui ao cinema

Posted: December 26, 2011 in Uncategorized

Dia de Natal, o jantar foi muito bom: todo mundo sentado em volta da mesa, rindo e sorrindo fazendo piadas e comendo.  Tudo afinal saiu perfeito: os croissants dourados e completamente assados, a manteiga sem sal na temperatura axata; o pure de batatas morno e macio; o milho verde com creme suculento e quase doce; a carne assada cortada tao fina quanto a faca afiada permitiu; a salada bulgara bonita, verde, como meu vestido de sair aos domingos nos meus 12 anos; a salsa brasileira fresca, vinagre, alho, azeite de oliva, cebola, cilantro e claro tomates doces, como aqueles que eu comia em 1953.   A louca lavada, a maquina carregada, a comida que restou dividida e marcada para quem vai levar o que e que vai ficar no meu refrigarador esperando o proximo estagio que e a lata de lixo.

Foi entao que eu disse: Ei. que tal se amanha a gfente vai ai ao cinema?? 

A filha: boa ideia – Querido voce topa? (claro que tudo isso aconteceu em ingles, de forma que eu estou fazendo uma traducao livre)…   Filhota  –  vamos escolher um filme que a LalaLulu possa assistir.

Tudo combinado pra amanha ou as 12:50 ou as 3:45.  A gente se liga de manha e resolve. Depende se o marido antigo resolver nos acompanhar. 

Dia seguinte, descansada, levantei passeio com a cachorra ja velha e escolhemos 12:50.  Chego no cinema em tempo, mais todo mundo revolveu a mesma coisa, de forma que a fila e enorme e levo mais de quinze minutos pra comprar a entrada. Resolvi nao pedir o desconto de senior porque a bilheteira tinha aquela expressao de “me da uma chance e eu falo o resto do dia sobre nada importante”…  Afinal e so um dolar de diferenca.   Entro no escuro e enquanto acomodo minhas retinas, vejo o braco do meu genro abanando, bem perto, sem problemas eles tinham reservado um lugar. Sento do lado da LalaLulu e pego so o final de um desenho que eu nao tinha visto antes.  Logo comeca o filme. “Compramos um Zoologico”   Se nao fosse pelo perfil do nariz do Matt Damon, eu provavelmente nao teria conseguido assistir ao filme inteiro.  As linhas do nariz dele sao interessantes e incomuns. Ao menos para meu olho.

O filme leva duas horas e quatro minutos.  A historia nao existe. Os problemas: morte da mulher amada, perda da mae, a carreira sem sucesso, um filho infeliz e rebelde, uma filha precoce e feliz, problemas financeiros sao mostrados de maneira tao doce que foi necessario um esforco especial para separar os rostos absolutamente belos dos personagens da miseria de suas existencias…

Nao sei se porque o filme foi de tao dificil evacuacao, ou porque foi o dia deposi do Natal, ou porque eles haviam tomado litros de Coca Cola, baldes de pipoca e pacotes enormes de balas, ou porque eles estavam cansados, ou infelizes, ou irritados, mas assim que nos levantamos tentei comentar o filme com eles: LalaLulu nao tinha opiniao, nem sequer ou gostei ou nao gostei; o pai fez uma careta de cansaco; a mae se virou para reclamar de alguma coisa do marido antes de me responder.  Saindo da nossa fileira, minha filha cortou na frente de uma familia o que provocou uma reacao imediata da parte do marido: a voz baixa, cortando, criticando. Ela se volta com a perfeita resposta e ele se afasta pra fumar mais umc igarro no estacionamento.  LalaLulu continua caminhando na frente. Eu, instintivamente acelero meu passo pra nao ser parte deles e sua infelicidade.  Do lado de fora, eles se despedem rapidamente e eu viro a esquina completamente consciente de que meu agasalho era quente demais para a tarde de dezembro que ficou entre primavera e outono. Minhas meias novas, grossas demais para o dia.   Minhas sandalias miraculasas e mirabolantes,pesadas demais para o meu coracaozinho de menina triste.   Minha bolsa de cuja cor nao sei o nome mas meu instrutor de tae kwon do acariciou com respeito e admirqacao por  sser da cor que era.

Desconfortavel.

Leave a Reply

